Gás natural e o meio ambiente


Carvão mineral está perdendo espaço para o gás natural


Se a ascensão do gás quer dizer a queda do carvão, o meio ambiente é um dos beneficiários. Apesar de existir a necessidade de mais pesquisas sobre os danos ambientais provocados pela extração do gás de xisto, não há dúvida de que a exploração de carvão já causa danos demais ao meio ambiente.

A extração do carvão mata muitos mineiros também. Nos Estados Unidos, o risco de um mineiro morrer em serviço é quase duas vezes o de um trabalhador da indústria petrolífera. Na China, o maior produtor mundial de carvão, as baixas relacionadas à extração de carvão têm caído em ritmo acelerado, mas números oficiais revelam que 2.433 mineiros morreram em serviço em 2010.

O número se eleva após a queima do mineral. Estima-se que em 2010, nos EUA, 23.600 mortes prematuras — e 20 vezes este número em casos de doença– podem estar relacionados à fuligem de usinas termo-elétricas abastecidas por carvão. Outros poluentes, como enxofre, aumentam o fardo.

Uma análise recente de Michael Greenstone e Adam Looney da Brookings Institution concluiu que se o dano à vida humana e ao ambiente local fosse levado em conta pelos preços de energia, o preço de um quilowatt-hora de uma usina termo-elétrica a carvão americana mais que dobraria. Para o gás de xisto, esta contabilidade aumentaria o preço em apenas 4%. Na China, onde o controle de poluição (apesar de estar se tornando mais rigoroso) é menos desenvolvido, a poluição do ar pode estar matando mais de 50.000 pessoas por ano e arruinando a vida de muitos milhões de cidadãos: uma razão importante para a adoção urgente do gás de xisto.

Isso tudo antes de levar o clima em conta. O carvão tipicamente produz duas vezes mais dióxido de carbono por quilowatt-hora do que o gás natural. Apenas substituir o carvão por gás não resolveria os problemas climáticos do mundo, mas em termos de impactos de longo prazo sobre o clima, o gás ainda é uma opção muito melhor do que o carvão.

Fonte: The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação