Japoneses criam os primeiros espermatozóides em laboratório


Experimento japonês criou espermatozóides a partir de células-tronco embrionárias

Um grupo de pesquisadores japoneses da Universidade de Kyoto usou células-tronco embrionárias de camundongos para produzir espermas saudáveis desses animais em condições de laboratório. A descoberta, divulgada na publicação científica Cell, marca um novo passo no uso de células-tronco na medicina regenerativa, e poderia ajudar no tratamento da infertilidade humana.
As células-tronco são as células-mãe do corpo e fonte de todas as células e tecidos. Como podem se transformar em diferentes tipos de células, e se multiplicar, os especialistas esperam poder aproveitá-las para tratar doenças e disfunções, incluindo câncer e diabetes.
As células foram testadas em camundongos machos inférteis, que aparentemente produziram espermas saudáveis. Os espermas foram removidos diretamente dos testes e fertilizados com óvulos (em recipientes de laboratório), disse o líder do estudo, o professor Mitinori Saitou. “Depois da inseminação, fizemos dois conjuntos de embriões que foram transferidos para os úteros de fêmeas adotivas e que resultaram em camundongos saudáveis, que depois se reproduziram normalmente.”
Criação humana
A equipe de Saitou acredita que possa ser viável usar células-tronco de humanos adultos para produzir espermas humano. “Temos um material enorme para trabalhar agora. Podemos acelerar nosso estudo na direção da causa da infertilidade humana”, afirmou Saitou à Reuters por telefone. “Possivelmente poderemos usar este conhecimento para induzir células germinativas primordiais de humanos”, afirmou.

Fonte: Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação