Na cidade universitária 3


E agora quem paga a conta?

STJ determina fim da greve nas federais

Uma decisão liminar do ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que pelo menos 50% dos servidores técnicos administrativos das universidades federais em greve voltem a trabalhar. Não são incluídos na conta os ocupantes de cargos e funções de confiança. A decisão deverá ser publicada nesta segunda-feira e telegramas já foram encaminhados na sexta-feira à noite para as entidades interessadas.

Para o ministro, a paralisação das atividades sem o contingenciamento do mínimo de pessoal “atenta contra o Estado Democrático de Direito, a ordem pública e os princípios da legalidade, da continuidade dos serviços públicos e da supremacia do interesse público sobre o privado”.


Os servidores estão parados desde 6 de junho e pedem reajuste do piso salarial em pelo menos três salários mínimos. Segundo a entidade, o vencimento desses servidores hoje é R$ 1.034. No final de julho, a Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o STJ para derrubar a greve alegando que a paralisação impede o direito constitucional do ensino público gratuito, a continuidade das pesquisas, o atendimento em hospitais universitários e o desenvolvimento econômico e social do país.

A liminar determinou que, caso a ordem seja desobedecida, será cobrada multa diária de R$ 50 mil da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e das entidades filiadas.
(agência estado)

Comentários

  1. Começa a terminar a folga dos que não querem nada com o trabalho...
    Esse povo precisa trabalhar e aprender a negociar. Já era tempo do Governo se posicionar contra esse absurdo de uma greve inoportuna e ao mesmo tempo feita por oportunitas de plantão.
    Salário mínimo já é muito para vcs que não trabalham a muito tempo, ou melhor, nunca trabalharam!
    Dignos são os que labutam cedo e faz por merecer seu salário como muitos e verdadeiros trabalhadores da universidade. Esses sim merecem aumento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação