A surpreendente cratera de Xico

Cerro de Xico ou "Colina do Xico" situa-se no extremo sul da Cidade do México, no município de Xico, dentro do campo vulcânico Chichinautzin. Cerro de Xico na verdade não é uma colina, como é evidente a partir das fotos aéreas abaixo é uma cratera circular formada por erupções no meio do Lago Chalco, cujos restos podem ser vistos em torno da borda da cratera.


Estando localizada a apenas 40 km ao sul do centro da cidade, a cratera vulcânica está sendo lentamente engolida pela expansão urbana, embora o interior ainda esteja sendo aproveitado para a agricultura.

Por um pedaço geologicamente significativo de tempo, a cidade e a área circundante ficaram debaixo d'água - sob o Lago Chalco que, juntamente com os Lagos Texcoco e Xochimilco, foram formados quando as lavas do campo vulcânico Chichinautzin bloquearam drenagens do rio para o sul. Durante os séculos 16 e 17, após a conquista espanhola do México, os lagos foram em grande parte drenados para evitar inundações periódicas.

A área era estéril até o final de 1970, quando o governo drenou o lago inteiramente, resultando no súbito afluxo de famílias provenientes das regiões central e sul do México. Agricultores corporativos e camponeses sem terra desesperados fecharam acordos ilegais ou quase-legais com as organizações comunitárias e tomaram o controle do rico solo vulcânico. Milhares e milhares de famílias se instalaram.

Apesar de sua proximidade com a cidade, Xico não tem infra-estrutura para serviços básicos, incluindo estradas pavimentadas e escolas para as crianças. Xico se tornou um município independente em 1994, e a partir de 2005, tinha uma população de mais de 330.000 pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação