Fatos e Causos....


Migrantes são reforço para separatistas do Tapajós

Uma comitiva de 12 membros da família Tapajós pegou, no início da semana, um voo de Manaus, onde moram, até Santarém (PA), sua cidade natal.
A missão deles é votar a favor da divisão do Pará no plebiscito de amanhã, o que criaria o Estado com o mesmo nome da família.
Santarém, maior cidade do Tapajós e candidata a capital, recebeu nos últimos dias vários membros da comunidade paraense no Amazonas, estimada em 200 mil pessoas, numa tentativa de reforçar a campanha separatista.
A representante comercial Eliete Tapajós, 55, viajou na comitiva familiar, com irmãos e sobrinhos. Ela diz que a família é uma das pioneiras da região.
De volta ao local de origem, os Tapajós que saíram de Manaus dormem em redes e colchonetes, em casas de parentes.
Eliete diz tirar de letra o aperto. "Sofrer mesmo a gente sofre com Belém. Tudo tem que ver se Belém autoriza. Queremos decidir sozinhos", afirma.
O engenheiro Luiz Alberto Macedo, 53, bancou passagens e hotel para votar a favor do Tapajós. Trouxe mulher e filho. Diz que a família tem "dever cívico" de engrossar a votação pró-separação. Macedo diz ter deixado Santarém há 30 anos por falta de emprego, mas que quer voltar, se houver a divisão.
Trabalhador da Zona Franca de Manaus, o santareno Edson Pereira também promete voltar, se o Tapajós for criado. Na última terça, ele planejava uma viagem de barco de dois dias para votar pela separação.

Comentários

  1. O mal do povo do oeste do Pará é confundir Belém com o governo do Estado e não reconhecer a incompetência dos seus prefeitos. Belém não tem culpa dos prefeitos do interior nada fazerem pelos seus municípios. Até parece que o prefeito daqui é muito competente. Quem ouve a reclamação dos separatistas, pensa que o prefeito de Belém usa verba de Santarém. Seria bom que cada um procurasse saber melhor essa questão pra não ficar falando besteira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação