Acordo Ortográfico

Novo acordo ortográfico fica para 2016

Reforma altera grafia de cerca de 0,5% das palavras (Fonte: Reprodução/FGV)

obrigatoriedade do uso do novo acordo ortográfico, que já vem sendo adotado pelos setores público e privado do país desde 2008, será adiada para 2016.

A previsão era de que o novo acordo entraria em vigor integralmente a partir do próximo dia 1º de janeiro. Com a reforma ortográfica, cerca de 0,5% das palavras em português têm a grafia modificada.

‘Muita insatisfação’
O adiamento do uso obrigatório das regras previstas no novo acordo abre espaço para que novas mudanças sejam propostas.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse que “há muita insatisfação. Ganhamos tempo para refletir, discutir e reduzir o número de regras irracionais”.

Uniformizando a grafia
Professores reclamam que foram deixados de lado nas discussões sobre a reforma ortográfica. Portugal é outro país que ainda resiste em adotar as mudanças, embora também tenha ratificado o acordo em 2008.

O novo acordo ortográfico visa uniformizar a grafia do português no Brasil, Portugal, países da África de colonização portuguesa e Timor Leste, facilitando o intercâmbio de obras escritas no idioma entre essas nações.

A minuta do decreto do adiamento das novas regras ainda precisa passar pela Casa Civil antes da assinatura da presidente Dilma.Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação