Um programa de proteção mais do que justo

Jornalistas podem ganhar programa de proteção

Ministra Maria do Rosário diz que programa não seria custoso (Fonte: Reprodução/Veja)

Em entrevista à BBC Brasil, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, disse que o governo estuda criar um programa específico para a proteção de jornalistas ameaçados no país.

A proteção seria nos moldes daquela dada a testemunhas de crimes, adolescentes em risco e também defensores de direitos humanos sob ameaça.

Um relatório da organização Repórteres Sem Fronteiras divulgado nesta quarta-feira, 19, revelou que o Brasil está entre os cinco países “mais mortais” para jornalistas, atrás apenas de Síria, Somália, Paquistão e México.

De acordo com a organização, cinco jornalistas foram mortos no exercício da profissão neste ano no Brasil. O número de vítimas no mundo inteiro chegou a 88.

‘Agressão à democracia
Maria do Rosário considera que a perseguição a jornalistas “é uma agressão à democracia e uma agressão aos direitos humanos e ao Brasil”. Ainda segundo a ministra, não existe hoje no país um programa de proteção federal que, além de proteger o jornalista, garanta seu direito de continuar fazendo reportagens.

A ministra ressaltou que o programa não deve ser custoso, nem difícil de implementar.

BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação