BARIÁTRICA: Uma verdade contra a Obesidade

Como enfrentar o problema da obesidade

Cada vez mais pessoas recorrem a intervenção radical para se livrar da obesidade (Reprodução/Internet)

A cirurgia bariátrica é uma intervenção extrema no funcionamento natural do corpo, uma resposta radical a uma condição que é passível de ser prevenida para a maioria dos pacientes. Muitos hospitais ao redor do mundo realizam a cirurgia, a qual tem tido uma procura alta. Esta demanda se fundamenta em dois fatores. Primeiro, e mais obviamente, as pessoas estão ficando mais gordas. Embora as empresas farmacêuticas se destaquem em tratar as doenças geradas pela obesidade, elas evidentemente fracassaram em tratar a condição em si.

As evidências da eficiência da cirurgia bariátrica estão se avolumando. Em um estudo recente publicado no periódico Journal of the American Medical Association (JAMA), pacientes do desvio gástrico, seis anos após a cirurgia, haviam perdido em média 28% de seu peso corporal, comparado a um ganho de peso de 0,2% em um grupo de controle que procurou a cirurgia, mas não foi operado. Os pacientes cirúrgicos também estavam menos propensos a sofrer de diabetes e pressão alta.

Mas remédios e cirurgias não reverterão a epidemia de obesidade por si só, de modo que vale a pena experimentar novos métodos. O efeito mais insidioso da obesidade são as chances de contrair doenças crônicas. Até mesmo uma pequena perda de peso pode ter grandes efeitos; por exemplo, pacientes que sobrevivem ao câncer de mama e que fizeram dietas perderam uma média de 3 kg e tiveram uma redução de 24% de recorrência da doença. Mas, enquanto muitas pessoas permanecem gordas, os problemas associados constituem um grande negócio para as empresas farmacêuticas. The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação