Globalização

Mundo está menos conectado hoje que em 2007

Amplitude da conectividade hoje está menor do que em 2005 (Reprodução/Economist)

O nível de integração dos países com o resto do mundo varia mais do que seria de se esperar. E o mundo está menos integrado em 2012 que em 2007. São essas as conclusões do mais recente Índice de Conectividade Global da DHL, o qual constatou que a Holanda é o país mais globalizado dentre os 140 pesquisados, logo à frente de Cingapura; o Burundi, país sem acesso algum ao mar, é o menos. (A Coréia do Norte não foi incluída na lista.)

O índice mede tanto a profundidade da conectividade de um país (isto é, quanto de sua economia é internacionalizada) quanto a amplitude deste atributo (com quantos país se conecta). A crise econômica de 2008 tornou as conexões mais rasas e menos amplas. A medida de profundidade se recuperou desde 2009, e agora é 10% mais alta que fora em 2005 embora permaneça menor que o nível de 2007. Mas a amplitude da conectividade continuou a ser reduzida, e agora é 4% menor que em 2005.

Num primeiro momento, à medida que a crise econômica se estabelecia, tanto o comércio exterior como o fluxo de capitais se tornaram menos globalizados, mas, desde 2009, o comércio exterior se recuperou, enquanto os fluxos de capital continuaram a se tornar menos globalizados, afirma a DHL. Isso parece refletir uma queda no número de lugares em que empresas de um dado país estão dispostas a alocar seu investimento estrangeiro direto.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação