Aposentadoria e Longevidade...Têm a ver?

A idade de aposentadoria e a longevidade

O que explica a diferença de expectativa de vida entre ricos e pobres? (Fonte: Reprodução/The Economist)

Viver mais, trabalhar mais. Conforme os países desenvolvidos se esforçam para lidar com os custos de uma população mais velha, uma resposta padrão tem sido aumentar a idade mínima de aposentadoria. Em uma ou duas décadas, aposentar-se aos 67 em vez de aos 65 será a norma.

Mas tal mudança é justa? Por todo o mundo desenvolvido, pessoas das classes mais altas tendem a viver vidas mais longas que os pobres. Esta diferença tem aumentado, e não diminuído, em anos recentes. O resultado é que os pobres têm muito menos tempo para gozar de seus benefícios do que os ricos.

Este problema não tem uma resolução simples. Uma vez que os ricos sempre tenderam a viver mais, a injustiça está embutida na própria ideia de uma idade universal de aposentadoria. E os níveis de renda não são os únicos determinantes da longevidade. Há também uma diferença de gênero: mulheres tendem a viver mais que homens. Não se pede a elas que se aposentem mais tarde para manter o equilíbrio.

Historicamente, um fator por trás da expectativa de vida mais baixa dos homens da classe trabalhadora era a natureza de seus ofícios. Uma vida passada em minas ou descarregando caixotes em portos desgastavam os corpos dos homens. Ao longo do tempo, a mudança de uma economia baseada na produção de produtos para uma baseada em serviços deve reduzir a importância deste fator.

Então o que mais explica a diferença de expectativa de vida entre ricos e pobres? Uma possibilidade é o acesso à assistência médica. Os mais ricos se beneficiam mais com o avanço da medicina. Estudos sugerem que a diferença de longevidade entre ricos e pobres aumentou em cerca de um ano na Grã-Bretanha desde o início da década de 1980. Nos EUA, é possível que essa diferença tenha aumentado em quase cinco anos desde a década de 1970.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação