Profecia chinfrin...To fora!

Nem os maias acreditam no apocalipse maia

Cerca de 800 mil maias ainda vivem em Yucatan, no México (Reprodução/Internet)

Enquanto grupos de pessoas frenéticas ao redor do mundo estocam pilhas e água antes do “apocalipse maia”, previsto para acontecer na próxima sexta-feira, 21, há um importante grupo de pessoas tratando a data como apenas mais um dia: os próprios maias.

Os 800 mil maias no Vale do Yucatan, México, ainda vivem de maneira rústica, em casas de madeira ou pau a pique, e orientam suas vidas com base nas épocas de plantio e os ciclos lunares. De acordo com a agência Associated Press, eles não têm muita opinião sobre o frenesi da mídia quanto ao apocalipse maia. Como disse uma mulher em Yucatan: “Por que entrar em pânico? Se alguma coisa está para acontecer, vai acontecer”.

Na verdade, muitos arqueólogos afirmam que não há evidências de que os maias profetizaram o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. O calendário maia de longo prazo tem pouco significado para a maioria dos maias de hoje e não faz menção a tempestades solares ou qualquer outro evento cataclísmico.

Em vez disso, especialistas dizem que o boato apocalíptico tem sido utilizado principalmente como munição para filmes de ficção científica e campanhas de marketing. Associated Press



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação