Você sabia...Segundo varios estudos....

Ter filhos prolonga a vida

É a ausência de filhos que faz com que as pessoas morram mais cedo? (Fonte: Reprodução/Alamy)

Pais costumam reclamar que suas vidas estão sendo encurtadas devido ao estresse de criar seus filhos, no entanto, numerosos estudos sugerem o oposto: que são aqueles sem filhos que morrem cedo, não aqueles que procriaram. Tais pesquisas, contudo, não conseguiram descobrir se de fato é a ausência de filhos que faz com que as pessoas morram mais cedo, ou se esta condição é provocada pelo estado mental que leva algumas pessoas a não terem filhos em primeiro lugar.

Para resolver essa questão, Esben Agerbo, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e seus colegas conduziram uma investigação que tentou tirar de cena a questão do desejo de ter filhos ao observar apenas aquelas pessoas que demonstraram seu desejo de procriar ao realizar uma fertilização in vitro (FIV). Eles descobriram, conforme relatam no Journal of Epidemiology and Community Health, que de fato parece haver algo relacionado à presença de crianças que faz diferença na duração da vida das pessoas.

O ponto de partido de Dr. Agerbo foram os completos registros do sistema de saúde dinamarquês. Estes forneceram a ele informações a respeito de 21.276 casais que recorreram à FIV entre 1994 e 2008, que não tinham outros filhos e que já estavam juntos a pelo menos um ano quando da realização do procedimento. Entre esses casais, 15.149 tiveram filhos em seguida, enquanto 5.354 permaneceram sem descendentes.

Quando Dr. Agerbo fez as contas, levando em consideração variáveis tais como idade, educação e renda, as quais também reconhecidamente afetam a expectativa de vida, estimou que as mulheres de sua amostra que acabaram não tendo filhos experimentaram uma taxa de mortalidade mais alta que aquelas que tiveram filhos, e que a taxa de mortalidade para homens sem filho era duas vezes àquela daqueles que se tornaram pais.

Esta abordagem não atinge o âmago da questão, é claro. É possível que aqueles que não conseguem conceber através da IVF tenham um risco de mortalidade mais elevado relacionado a essa inabilidade. Mas esse experimento adiciona estofo à ideia de que as crianças são um elixir da vida.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação