Qual deles vai acontecer primeiro?

Além do fim do mundo

Não é o fim do mundo, mas o ministro Guido Mantega vai garantir o fim do crescimento econômico (Reprodução/Internet)

Pelo calendário maia, o fim do mundo poderia ter sido ontem 12/12/2012 ou ainda
em 21/12/2012, pelas coincidências de datas repetidas.Ocorre que há diversas interpretações para este fim do mundo.As escrituras mencionam que Adão, companheiro de Eva, teria morrido com 930 anos de idade e por sete dias o sol, a lua e as estrelas ficaram em penumbra. Tudo isso é simbólico e relativo, levando a conclusão de que a interpretação dos fatos muitas vezes é mais importante do que a realidade.

Se não for o fim do mundo, pelo menos a importante revista Economist em sua edição desta semana aponta para a necessidade do fim da política econômica da atual presidente, sugerindo que ela rapidamente troque o comando da equipe econômica para salvar a possibilidade de um segundo mandato, que parece interessá-la.

Há rumores de que o partido da situação ainda se debate entre um segundo mandato para a atual presidente ou um terceiro mandato para o ex-presidente, o que também parece um choque inter-galáctico, nova ameaça maia para ficarmos de sobreaviso.

A revista lembra que, quando a presidente assumiu, a economia estava em acelerada expansão (7,5% em 2010) e, agora, apesar de todas as mágicas do ministro da Fazenda para estimular a economia, o resultado para 2012 seria de apenas 1,5% de crescimento do PIB (na prática em termos per capita, que é o que conta, perto de “zero”) e em 2013 não mais do que 3%. Esta fraca performance é uma bola preta para o Brasil sair do clube dos que mais crescem, a sigla BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação