2014 :Vem aí, mais um 'Indiana Jones' a brasileira.

Em convenção, PSDB elege Aécio e resgata FHC para atacar PT


Alan Sampaio / iG Brasília
Senador Aécio Neves (PSDB-MG) discursa para correligionários durante convenção do partido em Brasília

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi eleito neste sábado (18) presidente do PSDB durante convenção do partido realizada em Brasília (DF). Em clima de campanha, o candidato à Presidência em 2014 mirou o PT em seu discurso, exaltando o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso .

"Queremos tirar o país das garras de um partido que se esqueceu da sua história. Um partido que se encastelou no Estado. O PT colocou o Estado a serviço de seu projeto de poder", disse o senador, eleito por 521 dos 535 delegados.

Repetindo por diversas vezes, que "política e ética podem caminhar juntos", Aécio criticou principalmente a área da Educação do atual governo, afirmando que na época em que FHC estava no poder (1995-2002), foi universalizado o acesso às escolas. "País rico é país com educação", disse Aécio, contrapondo o slogan do governo federal: "País rico é país sem pobreza".

Ele também exaltou o plano Real, dizendo que foi o "maior programa de transferência de renda" do país, e acrescentou que o DNA do PSDB "está em todos os programas de transferência de renda reunidos no Bolsa Família".


Aécio:Mais um vendedor de ilusões do PSDB

E FHC falou...

Como os demais correligionários, o ex-presidente usou boa parte de sua fala para criticar o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff . Disse que dos 39 ministérios, o que mais atua na gestão petista é o "Ministério da Desinformação e da Propaganda". Declarou que o Brasil precisará planejar o que fará com sua economia depois que a crise internacional passar e que atualemte o país está basicamente abraçado com a Argentina. Reconheceu, entretanto, que a vitória em 2014 "não será fácil". Em uma das críticas ao PT, Fernando Henirque fez o que outros tucanos fizeram: afagou o ex-governador de São Paulo José Serra . "O ministro Serra foi herói ao lutar para os genéricos existirem no Brasil".


Um agregado politico que vive do passado.

A eleição de Aécio como presidente da legenda foi questionada dentro do partido, principalmente pela ala paulista. Em um esforço de conciliação, o senador "loteou" o comando partidário para incluir aliados do ex-governador.

Assim como seus correligionários, Serra criticou o governo do PT. "Dias atrás, o ex-presidente Lula disse que nós da oposição não temos projeto para o Brasil. Ele disse isso. E ele está, como quase sempre, obviamente, enganado. Temos o projeto de tirar o Brasil da estagnação econômica que o petismo provocou", disse. "Temos que reestatizar o estado brasileiro, que foi privatizado em função de interesses de natureza partidária."

Com informações da Agência Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação