Comportamento : Dividir cama com bebê 'aumenta 5 vezes risco de morte súbita'


Médicos não aconselham compartilhar cama com recém-nascidos

Você sabia?

Compartilhar a cama com recém-nascidos aumenta cinco vezes o risco de que a criança seja vítima da síndrome da morte súbita em bebês, segundo um estudo britânico.
Definida clinicamente como a morte repentina e inesperada de um lactante aparentemente sadio, a Síndrome da Morte Súbita do Lactante (SMSL) é responsável por um grande número de mortes entre crianças com menos de um ano.
Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é a principal causa de mortes de crianças entre o 28º dia de vida e os 12 meses de idade.
Apesar de inúmeras pesquisas, especialistas ainda não conseguiram explicar esse fenômeno. Acredita-se que diversos fatores contribuam para que haja uma alteração na respiração do bebê, levando-o a morrer durante o sono.
O novo estudo publicado no site BMJ Open - site de acesso livre que publica pesquisas médicas - não explicou o mecanismo que leva à morte. Mas concluiu que os riscos de morte quintuplicam quando o bebê dorme na cama com os pais.
E constatou também que o risco persiste mesmo entre os pais que não fumam, não bebem nem usam drogas fatores também fortemente associados à síndrome.
Por isso, os pesquisadores envolvidos recomendam que pais não compartilhem a cama com os bebês antes
dos três meses de idade.BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação