Desastres naturais no século XXI

Desastres naturais já custaram US$ 2,5 trilhões no século XXI


Desastres naturais têm causado muitos prejuízos para as economias dos países em desenvolvimento (Fonte: Reprodução/Abril)

Dados da ONU revelaram que os desastres naturais já custaram à economia mundial US$ 2,5 trilhões apenas nos 13 primeiros anos do século XXI. O valor estimado é equivalente ao PIB do Brasil.

Os dados apontam que a repercussão econômica de desastres vem sendo subestimada e ressaltam a importância do setor privado em se preparar para terremotos, furacões, enchentes e outros fenômenos naturais.

Perda de mercados
Os seguros contra prejuízos em fábricas ou produções não seriam suficientes, uma vez que os impactos indiretos por conta de uma interrupção prolongada da produção poderiam causar perda de mercados, por exemplo.

Ainda de acordo com a ONU, apenas uma a cada seis multinacionais tem planos de garantir uma produção ininterrupta em caso de desastre natural. O secretário-geral da organização, Ban Ki Moon, ressaltou que “os custos dos desastres estão fora de controle, mas isso é inaceitável, já que o mundo tem o conhecimento suficiente para reduzir as perdas”. Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação