Em busca de novos rostos...

Designers criam projeto para buscar rostos em objetos e paisagens


Fotos da 'Face de Marte' inspiraram projeto de designers alemães

Um grupo de designers alemães está procurando por todo o planeta, com a ajuda de satélites, imagens de montanhas e colinas que se pareçam com rostos.
Há tempos as pessoas enxergam rostos na Lua, em verduras de formatos diferentes e até em torradas e pãezinhos.
Mas agora o estúdio alemão Onformative, com a ajuda do novo programa Google Faces, vai passar os próximos meses procurando formas parecidas com rostos no Google Maps, no que já é considerada a maior e mais metódica busca pelo fenômeno da pareidolia.
A pareidolia é definida como a percepção de uma imagem significativa a partir de um estímulo vago ou aleatório, como, por exemplo, imagens de animais ou faces, em nuvens, pedras, veios de mármore ou madeira.


Designers encontraram perfis em montanhas remotas da Rússia

O programa Google Faces vai escanear o planeta várias vezes de ângulos diferentes. Até o momento, o projeto já encontrou um perfil humano em uma região remota da Rússia, Magadan Oblast, e uma pessoa com pelos nas narinas na região de Kent, na Grã-Bretanha, entre outros.
Depois de ver a famosa "Face de Marte", a formação montanhosa parecida com um rosto fotografada pela Viking 1 em 1976, os designers Cedric Kiefer e Julia Laub começaram a fazer experiências com tecnologia de reconhecimento facial e então ficaram curiosos sobre como "o fenômeno psicológico da pareidolia poderia ser gerado por uma máquina", disse Kiefer.
Os dois não esperavam muito sucesso com o projeto, mas logo as fotos de rostos na tundra da Rússia e na zona rural britânica se espalharam pela internet. "Parece que existe algo fascinante sobre a pareidolia", afirmou Kiefer.
Algumas das imagens parecem com personagens de desenho animado e até com arte abstrata, mas outras parecem "reais demais para acreditarmos que é apenas coincidência", acrescenta o designer.BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação