ARGENTINA : Kirchnerismo completa 10 anos

Kirchnerismo completa 10 anos em meio a entraves comerciais com Brasil


Comércio com Brasil cresceu durante o kirchnerismo, mas barreiras comerciais também

A era Kirchner completa dez anos neste sábado, marcada pela multiplicação do comércio entre Brasil e Argentina, mas também por tensões econômicas bilaterais, afirmam especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

O período conhecido como kirchnerismo surgiu com a posse do ex-presidente Néstor Kirchner, que governou o país entre 2003 e 2007, e prosseguiu no governo de sua viúva e sucessora, Cristina Kirchner, reeleita em 2011.

Apesar do comércio entre Brasil e Argentina ter aumentado de US$ 7 bilhões para US$ 40 bilhões nos últimos dez anos, também cresceram barreiras comerciais que restringem o comércio de produtos agrícolas e industriais nos dois lados da fronteira.

A suspensão de uma obra bilionária da Vale do Rio Doce na Argentina e da venda de ativos da Petrobras no país vizinho são as evidências mais recentes das diferenças entre os dois países.

No mês passado, as presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner se reuniram em Buenos Aires para tentar resolver os desentendimentos entre empresas brasileiras e autoridades argentinas.

Na ocasião, um executivo brasileiro que não quis se identificar disse esperar que Dilma transmitisse a Cristina “a preocupação” dos empresários com negócios na Argentina.

"Estamos entre os principais investidores estrangeiros na Argentina, mas ultimamente enfrentamos muitas dificuldades, seja por questões internas, como a inflação que aumenta nossos custos e reduz nossos lucros, como pelas barreiras que dificultam as exportações brasileiras", disse ele.BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação