' Brasil meu mulato inzoneiro'...Ficha limpa para inglês ver

TSE autoriza ficha suja a eleger parente em seu lugar


Condenado duas vezes pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Edson Moura substituiu sua candidatura pela de seu filho (Reprodução/Internet)

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu na última quinta-feira, 23, que o ex-prefeito de Paulínia, Edson Moura (PMDB), agiu dentro da lei ao eleger seu filho Edson Moura Júnior (PMDB) para a prefeitura da cidade na eleição de 2012.

Condenado duas vezes pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por improbidade administrativa, Edson Moura corria o risco de ter sua candidatura de 2012 barrada pela Lei da Ficha limpa. O ex-prefeito arquitetou uma manobra e, em seu lugar, elegeu seu filho.

Na prática, a decisão do TSE torna legítimo que, perto do fim das eleições, políticos com ficha suja substituam sua candidatura pela de parentes.

Segundo uma reportagem publicada pela Folha em fevereiro deste ano, outras cidades também passaram pela mesma situação. Candidatos que corriam o risco de ter a eleição anulada desistiram em cima da hora e, em seu lugar, elegeram familiares. Em determinados casos, os nomes e fotografias dos fichas sujas foram exibidos na urna eletrônica, mas os votos foram computados para seus substitutos.Congresso em foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação