Segundo o Financial Times....Oh! Raça!

Financial Times diz que sensação de bem-estar no Brasil é fachada


Estilo “mandão” de Dilma Rousseff está atrasando a economia, diz FT (Reprodução/Reuters)

Em editorial publicado nesta segunda-feira, 20, o jornal britânico Financial Times alerta para a falsa sensação de bem-estar no Brasil. Segundo a publicação, a ideia de que tudo corre bem no país não passa de uma “fachada”.

De acordo com o editorial, apesar de evitar a corrupção, o estilo “mandão” de Dilma Rousseff está atrasando a economia e impedido o investimento. A publicação cita o crescimento econômico de 1% do ano passado e diz que a inflação vem “corroendo a confiança do consumidor”.

Segundo a análise, ao invés de realizar reformas amplas, o governo segue apoiando setores “mimados”, como as montadoras. O texto lembra que o investimento do país corresponde a 18% do PIB, muito abaixo da média de investimento dos vizinhos latinos e de alguns países asiáticos. O FT sugere que o Brasil aproveite a abundância e o baixo custo do capital internacional para aumentar o investimento na economia e manter os empregos para se tornar a potência global que deseja ser.

Em outra crítica, o jornal diz que, diferentemente de Lula, Dilma não tem o poder de persuasão necessário para a política de coalizão do país, fazendo com que o governo tome decisões centralizadas. Além disso, a infraestrutura brasileira atrapalha os planos da presidente. “O Brasil quer captar bilhões de dólares para a construção de novos portos, aeroportos, viadutos e estradas. Existe o interesse e o compromisso firme dos investidores. No entanto, surpreendentemente, o marco regulatório em vigor não é apropriado para permitir a construção dessa nova infraestrutura. O dinheiro está sendo deixado sobre a mesa desnecessariamente”, diz o jornal.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação