Biologia Sintética... Animais geneticamente modificados podem salvar o planeta

Um projeto recente conceituado por Alexandra Daisy Ginsberg propõe que criaturas geneticamente modificadas sejam soltas na natureza para salvar espécies ameaçadas de extinção e limpar a poluição. E ela já está projetado quatro animais para isso, incluindo lesmas que limpam o solo e porcos-espinhos que dispersam sementes.

A biologia sintética não é um conceito novo. Craig Venter propôs a idéia há alguns anos e, recentemente, uma equipe de pesquisadores de Stanford criaram o primeiro modelo completo de um organismo vivo. Mas o que Ginsberg propõe - pelo menos em um nível conceitual - é algo um pouco mais... macro.

Seu novo projeto, chamado "Designing for the Sixth Extinction", pretende estimular o debate sobre como os animais artificiais poderiam ser usados ​​para resolver os problemas ambientais. O projeto visa preservar ou manter um estado da natureza usando organismos sintéticos que são projetados para salvar outras espécies.

Ela propôs quatro organismos artificiais, incluindo um parecido com um cogumelo auto-inflável que iria viver em árvores de carvalho e liberar esporos que tratam a morte repentina da árvore:


Um porco-espinho com espinhos de borracha que dispersa sementes de plantas ameaçadas:


Uma lesma que deixa um rastro alcalino que neutraliza a acidez do solo:


E um biofilme que cresce em folhas e absorve os poluentes e vírus:


E aí, o que achou da ideia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação