Cientista descobre gene Wolverine

Escondidos profundamente dentro de nossos corpos estão todos os tipos de genes que são ligados e desligados ao longo dos anos. É neles que os cientistas estão procurando pelo código mágico que poderia nos permitir voltar a crescer órgãos e regenerar membros. E um pesquisador de Harvard acredita que pode te-lo encontrado.


George Daley, de Harvard Medical School, tropeçou nele quase que acidentalmente. Enquanto empregava uma cruel técnica de identificação em seus ratos de laboratório cortando suas orelhas ou pontas dos dedos, ele notou algo estranho. Ao contrário de outros ratos, esses voltaram a crescer as orelhas e dedos do pé em poucos dias. Por quê? Bem, os ratos foram geneticamente modificados para que um gene que ajuda a cresce-los no útero continuasse a funcionar após o nascimento. De certa forma, o gene nunca se desliga. É o chamado Lin28a e, por aumentar o metabolismo, pode enganar o corpo fazendo-o pensar que é mais jovem do que realmente é.

Os pesquisadores acreditam é possível despertar esse gene em pessoas adultas, acelerando o processo de cicatrização de tecidos e regeneração de membros.

No entanto, o poder de Lin28a parece não ser eficaz igualmente em todo o corpo. Ratos com ativação do gene nunca foram capazes de recuperar danos no coração, por exemplo.

A regeneração também não se mostrou eficaz em ratos com mais de 5 semanas de vida, o que indica que o gene não funciona 100% eternamente.

Mas agora os cientistas podem procurar por outros genes que possam estar envolvidos e, quem sabe, em um futuro não muito distante, a regeneração de tecidos e membros seja algo real em seres humanos. Até lá, o gene Lin28a pode ter suma importância para o desenvolvimento de drogas que permitam uma cura mais rápida e melhor. [Gizmodo]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação