13º Salário...Pensando bem!!!!

Quase 40% dos inadimplentes não sabem valor exato das dívidas

Somente 6% apontaram o aumento do custo de vida como motivo para estar inadimplente (Getty Images)

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian revelou que 38% dos consumidores inadimplentes não sabem o valor total das contas ou parcelas em atraso. Já 32% disseram que sabem o valor exato e 30% estimam um valor aproximado.

O número de pessoas que desconhecem o valor total de suas dívidas é maior entre os consumidores da classe C, chegando a 42%.

Entre os motivos dos consumidores estarem inadimplentes, 41% disseram que foi devido ao desemprego. Outros 15% afirmaram ter comprometido parte da renda com despesas de reforma ou financiamentos de carro/imóvel.

Apenas 6% apontaram o aumento do custo de vida, enquanto que 21% afirmaram que a situação financeira piorou, devido a descontrole nos gastos da casa.

Falta de dinheiro

O estudo questionou ainda sobre faltar ou sobrar dinheiro no final do mês. A maioria (60%) disse que, normalmente, falta dinheiro. Apenas 12% disseram que normalmente sobra dinheiro, enquanto que 27% disseram que em alguns meses o dinheiro sobra e em outros falta.

Os consumidores pesquisados também apontaram que, do total da renda mensal, em média 46% são destinados para o pagamento de dívidas.

Dentre os produtos/serviços financeiros que estavam utilizando no momento da realização da pesquisa (pergunta permitia múltiplas respostas), 51% afirmaram utilizar cartão de crédito, 36% utilizaram carnê de loja, 25% usam cheque especial/limite de conta corrente, 25% empréstimo pessoal em banco, 14% crédito consignado, 13% cheque pré-datado e 9% crédito pré-aprovado em banco.

Outros 21% afirmaram estar financiando automóveis, 27% usam cartões de lojas ou supermercados, 13% usam empréstimos obtidos de familiares/colegas e 10% estão comprometidos com financiamentos de imóveis.

Apenas 14% dos entrevistados afirmaram não estar utilizando nenhum produto/serviço financeiro no momento. InfoMoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação