Capa de invisibilidade funcional

Capa de invisibilidade funcional é demonstrada pela 1ª vez

A invisibilidade não é mais coisa de ficção científica: dois pesquisadores demonstraram uma capa de invisibilidade eficaz, que é fina, escalável e adaptável a diferentes tipos e tamanhos de objetos.


George Eleftheriades e Michael Selvanayagam desenvolveram e testaram uma nova abordagem para a camuflagem - cercar um objeto com pequenas antenas que irradiam coletivamente um campo eletromagnético. O campo irradiado anula quaisquer ondas dispersadas pelo objeto camuflado.

Imagine uma caixa de correio na calçada. Quando a luz atinge a caixa de correio e reflete em seus olhos, você vê a caixa de correio. O sistema de Eleftheriades e Selvanyagam envolve a caixa de correio em uma camada de minúsculas antenas que irradiam um campo longe da caixa, anulando quaisquer ondas que são refletidas dos objetos. Desta forma, a caixa de correio torna-se indetectável.

"Nós demonstramos uma maneira eficaz de fazer isso", diz Eleftheriades. "É muito simples: em vez de em encapar o objeto com algum metameterial, nós o cercamos com uma camada de pequenas antenas, e esta camada irradia um campo que anula os reflexos do objeto, o tornando invisível para determinados tipos de ondas".

A demonstração experimental camuflou efetivamente um cilindro de alumínio. O sistema pode ser expandido para objetos maiores usando mais antenas, e Eleftheriades diz que a camada de antenas pode ser impressa como uma capa. Atualmente, as camadas de antenas devem estar em sintonia com a frequência eletromagnética do objeto a ser camuflado, mas no futuro elas poderiam se ajustar a diferentes ondas diferentes em tempo real - como ondas de rádio ou luz visível. [ScienceDaily]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação