Nova espécie de felino é identificada no Brasil


Os felinos são furtivos, mas este é um profissional - ele se escondeu de nossa vista por anos. Uma nova espécie de felino brasileiro foi descoberta depois que os cientistas analisaram o DNA de populações de felinos diferentes.

Os resultados, publicados na revista Current Biology, destacam a necessidade de esforços cuidadosos de conservação. Afinal, é difícil proteger uma espécie potencialmente ameaçada quando não se sabe se ela existe.

A nova espécie vive no centro-sul do país - é o Leopardus guttulus, um tipo de gato-do-mato que tem aproximadamente o tamanho de um gato doméstico, pelagem com manchas similares às da onça-pintada e pesa entre 2 e 3 quilos.

A equipe de pesquisadores, liderada por Eduardo Eizirik, do Laboratório de Biologia Genômica e Molecular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), estuda animais pequenos da América do Sul há mais de 20 anos. Um dos alvos da pesquisa era o gato-do-mato (Leopardus tigrinus), que não comuns nas regiões Nordeste e Sul do país.

Os cientistas recolheram e analisaram uma amostra genética do L. tigrinus do Nordeste e outra do felino do Sul. Quando as duas amostras foram comparadas, os pesquisadores descobriram que os animais não eram da mesma espécie.

L. tigrinus, o nome já utilizado, ficou com os felinos do Nordeste, e a nova espécie foi chamada de L. guttulus.

Descobrir novos felinos não é algo comum. A última vez que isso aconteceu foi em 2006, quando o leopardo-nebuloso visto na Indonésia foi identificado como uma nova espécie. [Nature World News]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação