Quantas memórias suas são falsas?


Há uma condição chamada Síndrome da Memória Autobiográfica Altamente Superior (HSAM, na sigla em inglês), em que pessoas podem se lembrar de cada detalhe do que fizeram vários anos atrás. E ainda assim, essas pessoas sofrem com a síndrome da falsa memória, assim como o resto de nós.

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que têm as chamadas memórias implantadas, onde o poder de persuasão faz com que elas se lembrem de coisas que nunca fizeram. Notoriamente, muitas crianças já condenaram adultos de abuso sexual erroneamente simplesmente porque um psicólogo bem-intencionado fez perguntas que confundiram o sentido das lembranças das crianças. Mas isso acontece com adultos o tempo todo, especialmente quando eles estão tentando se lembrar de um evento no qual eles ouviram histórias conflitantes.

Muitas vezes, acreditamos que esses problemas são o resultado de memórias defeituosas. Se pudéssemos lembrar números de telefone dos nossos amigos, com certeza nós também seríamos capazes de lembrar exatamente onde estávamos quando as Torres Gêmeas foram atingidas, em 2001. Mas acontece que isso não é verdade. Mesmo as pessoas com memórias quase perfeitas podem sucumbir à síndrome da falsa memória.

Essa foi a conclusão de um estudo que envolveu pessoas com HSAM induzidas a se "lembrar" de coisas que não aconteceram com elas.

No estudo, um slideshow foi mostrado a 20 voluntários. No filme, um homem rouba uma carteira de uma mulher enquanto fingia ajudá-la e, em seguida, um homem arromba um carro e rouba notas de dólares e colares. Mais tarde, os voluntários leram duas narrativas com desinformações sobre o filme. Dias depois, os cientistas perguntaram sobre os acontecimentos. As pessoas com HSAM indicaram fatos errôneos no mesmo ritmo que as pessoas com memória normal.

Em outro teste, os participantes foram informados de que existia um noticiário da queda do avião da United 93 na Pensilvânia em 11 de setembro de 2001, apesar de tais imagens reais não existirem. Quando perguntados posteriormente se eles se lembravam de ter visto as imagens antes, 20% dos indivíduos com HSAM indicaram que sim, em comparação com 29% das pessoas com memória normal.

Segundo os pesquisadores, existem várias formas de "implantar" falsas memórias em pessoas. Uma delas é o chamado "procedimento de sugestão de falsa informação", que foi usado em ambos estudos. Esse técnica envolve questionar a presença de um estímulo compatível durante um fato vivenciado sugestivamente. Quanto mais provável e conveniente for esse estímulo maiores são as chances de serem incluídos na memória da pessoa.

Os autores do estudo ressaltam que as pessoas devem parar e pensar sobre as próprias memórias, já que todas as pessoas são vulneráveis às memórias falsas. [The Atlantic]



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação