Scanner digital promete revolucionar autópsias

Um scanner digital 3D lançado em Sheffield, na Grã-Bretanha, promete aposentar o uso dos bisturis na realização de exames 'post-mortem'.


Peter Vanezis, especialista forense, afirma que o equipamento, que se assemelha a uma máquina de ressonância magnética, permite atravessar as camadas de tecido e observar ossos e órgãos sem fazer um corte sequer. Usando um bisturi virtual, os médicos podem rodar a imagem e cortar virtualmente as camadas do corpo, bem como ter uma visão interna dos órgãos.

A máquina leva cerca de 3 minutos e meio para realizar a representação gráfica do corpo em análise na tela do computador.
Estudiosos da área ainda sustentam dúvidas a respeito da precisão do equipamento, afirmando que as imagens criadas pelo mesmo não conseguem comprovar as mais comuns causas de morte.

Esta nova máquina oferece uma alternativa "mais agradável" para as famílias que não gostariam de ter seus falecidos entes queridos "fatiados" por um bisturi. A autópsia digital custará cerca de R$ 1,9 mil. [The Guardian]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação