DESNUCLEARIZAÇÃO

Coreia do Norte anuncia fim de centro de testes nucleares

Imagem de satélite de Punggye-ri no dia 7 de maio (Foto: 38 North)

Nesta quinta-feira, 24, a Coreia do Norte anunciou ter desmantelado por completo seu centro de testes nucleares Punggye-ri, localizado no nordeste do país. O país detonou explosivos no local, diante de equipes internacionais de televisão.

A Coreia do Norte não convidou nenhum observador internacional independente, mas chamou jornalistas em um gesto simbólico. O fechamento do centro era uma forma do líder norte-coreano Kim Jong-un mostrar ao mundo que estava disposto a manter sua promessa de cessar os testes nucleares de seu país antes do encontro com Donald Trump. No entanto, na manhã desta quinta-feira, 24, o presidente americano cancelou o encontro, que estava previsto para o dia 12 de junho, em Cingapura.

A Coreia do Norte usou Punggye-ri em seus seis testes nucleares. O mais recente ocorreu em setembro do ano passado. Segundo a Coreia do Norte, o teste foi feito com uma bomba de hidrogênio.

Punggye-ri era formado por quatro túneis subterrâneos. Mas os jornalistas só testemunharam a destruição de três. Afinal, segundo as autoridades da Coreia do Norte, o quarto túnel, usado em um teste em 2006, já havia sido desativado. Após checarem dentro dos túneis, os jornalistas foram levados a uma distância segura para testemunharem as explosões. Os jornalistas também viram dois túneis adicionais que, segundo o governo norte-coreano, nunca foram usados.

Kim Jong-un se comprometeu a fechar o complexo após o encontro histórico com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. No encontro, o líder norte-coreano disse que a Coreia do Norte não precisava mais do local. Algumas reportagens do site 38 North, de ex-diplomatas americanos, diziam que Punggye-ri estava inutilizável, mas Kim refutou a afirmação e disse que ainda existiam dois túneis em boas condições.

Muitos analistas questionam se a desnuclearização da Coreia do Norte vai mesmo ocorrer. Afinal, em 2008, Pyongyang demoliu publicamente parte de sua fábrica de processamento de urânio, mas acabou retomando seu programa nuclear. Além disso, o regime norte-coreano ainda não se comprometeu publicamente a abrir mão de seu arsenal, que inclui mísseis capazes de alcançar os Estados Unidos.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação