PRÊMIO NOBEL

Prêmios Nobel de 2018 serão anunciados entre 1 e 8 de outubro

Medalha do Prêmio Nobel de Literatura. EFE/Thais Llorca

Os ganhadores dos prêmios Nobel deste ano serão anunciados entre 1 e 8 de outubro, informou nesta sexta-feira em Estocolmo a fundação encarregada da premiação.

O prêmio de Medicina e Fisiologia abrirá a Semana Nobel em 1 de outubro, e nos dois dias seguintes, como é costume, serão anunciados os de Física e Química.

O prêmio da Paz, o único que é outorgado e entregue fora da Suécia, será anunciado bo dia 5 pelo Comitê Nobel Norueguês, afirmou a Fundação Nobel.

Três dias depois fechará a rodada de ganhadores o Nobel de Economia, o único dos prêmios que não foi adotado pelo seu criador, o magnata sueco Alfred Nobel, mas pelo Banco Nacional da Suécia, em 1968.

Os prêmios Nobel estarão marcados pela decisão da Academia Sueca de adiar o anúncio do ganhador do ano seguinte, pela primeira vez em sete décadas, devido à grave crise que atravessa por um escândalo de filtragens e supostos abusos sexuais que afeta uma pessoa vinculada à instituição.

A controversa decisão, justificada pela falta de confiança e o enfraquecimento da instituição após a saída de oito membros, representa que em 2019 serão entregues dois prêmios de Literatura, um correspondente a esse ano e, outro, a 2018.

Os prêmios Nobel estarão dotados de 9 milhões de coroas suecas (US$ 1 milhão) por categoria, a repartir caso haja vários ganhadores.

Os centenários prêmios são entregues a cada ano em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, em uma dupla cerimônia: em Oslo, para o prêmio da Paz; em Estocolmo, para o resto.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação