ROSA PARKS E LUTHER KING HISTÓRIA

Documentos sobre Rosa Parks e Luther King são digitalizados

Estátua de Rosa Parks no Museu Nacional de Direitos Civis, em Memphis, Tennessee (Foto: Wikimedia)

Arquivistas da Universidade do Estado do Alabama, EUA, estão catalogando dezenas de documentos encontrados no Tribunal do Condado de Montgomery, que dizem respeito às prisões de Rosa Parks, Martin Luther King e outros ativistas dos direitos civis dos negros nos EUA.

Em 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks foi presa após se recusar a ceder seu lugar para um homem branco na cidade de Montgomery. Sua prisão levou ao boicote contra os ônibus da cidade (conheça aqui a história de Rosa Parks na íntegra). Esta ação acabou por lançar Martin Luther King como líder da luta pelos direitos civis.

A servidora Tiffany McCord diz que encontrou os documentos após assumir o cargo em 2013. “Os documentos estavam em uma caixa de envelopes. Eles estavam dobrados e amarrados com elásticos, provavelmente dos anos 1950. Os elásticos estavam se desintegrando”, disse McCord. Ela acredita que o material vai estar disponível em versão eletrônica já no fim de junho.

Alguns documentos e fotos relacionados com a prisão de Parks já estão expostos na prefeitura de Montgomery. Autoridades da universidade pareciam céticas quando ouviram falar da caixa de documentos. “Quando eles vieram e viram, seus queixos caíram”, disse McCord.

Segundo Howard Robinson, arquivista da Universidade do Estado do Alabama, os registros incluem nomes de pessoas menos conhecidas, como testemunhas que viram a prisão de Rosa, participantes do boicote e advogados. “Esses documentos nos permitem entender quem eram essas pessoas”, disse Robinson.

Entre os registros encontrados, está um documento de fiança assinado por Luther King. Ele havia sido preso em março de 1956 com Parks e mais de cem outros acusados de boicotar o sistema de ônibus em protesto ao tratamento dado a Parks. Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação