JAPÃO MONARQUIA

Imperatriz do Japão faz última colheita de seda antes da abdicação

Akihito e Michiko em foto de 2017. EFE/EPA/KIMIMASA MAYAMA

A imperatriz do Japão, Michiko, fez nesta segunda-feira a última colheita de casulos de bicho-da-seda no palácio imperial antes da abdicação do imperador Akihito, prevista para abril do ano que vem.

Esta é uma das suas atividades favoritas, e hoje Michiko passou toda a manhã manipulando botões de flor de cerca de três centímetros. De acordo com a emissora pública "NHK", a imperatriz lamentou ter de abandonar o trabalho.

Todos os anos, no mês de maio, Michiko reserva um tempo para cuidar e alimentar os insetos e para obter os valiosos fios da seda dos botões de flor, uma atividade que a partir do ano que vem fará será feita pela princesa Masako, esposa do herdeiro ao trono imperial. Ela afirmou, no entanto, que em não quer deixar este costume, apesar das críticas dos que diziam que a pouca produção não vale a pena.

Michiko é a quarta imperatriz japonesa encarregada de cuidar da Momijiyama Imperial Cocoonery, fazenda que fica dentro do palácio imperial, desde que 1871. Geralmente, a seda é utilizada de presente para as personalidades que visitam o país.

Ao todo, três tipos de bicho-da-seda são criados nas instalações imperiais seguindo um método centenário no qual nada artificial é usado para o desenvolvimento dos animais, segundo o jornal japonês "Asahi Shimbun".

No ano passado, a imperatriz dedicou 19 dias ao cuidado e alimentação dos bichos e a colher a seda, cuja produção foi em de 160 kg em 2017, conforme a mesma publicação. Cada inseto produz menos de 500 metros de fibras, frente aos 1.500 que alcançam outros tipos. Michiko faz a maior parte destas tarefas manualmente e sem luvas, o que é muito prezado pelos japoneses.

Akihito passará o trono ao príncipe herdeiro Naruhito em 1º de maio de 2019, depois ser o primeiro imperador a manifestar vontade de deixar o cargo em uma mensagem excepcional na TV feita em agosto de 2016.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação