PADRÕES VIOLADOS

Escândalo envolvendo vacinas defeituosas gera furor na China

É o terceiro escândalo envolvendo a produção de vacinas na China desde 2010 (Foto: Flickr/PAHO)

A indignação tomou conta da China nesta segunda-feira, 23, após a revelação de que milhares de crianças podem ter recebido vacinas defeituosas capazes de comprometer a imunização.

Uma investigação do governo apontou que a Changchun Changsheng, uma grande produtora de vacinas sediada no nordeste da China, violou os padrões na fabricação de pelo menos 250 mil doses de vacina contra raiva, que é endêmica em algumas regiões da China, e outras doenças.

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, divulgou um comunicado afirmando que a Changsheng “violou uma linha moral” e prometeu “reprimir de forma resoluta as violações que coloquem em perigo a segurança pública”. A Changsheng foi obrigada a suspender a produção e a recolher as vacinas.

Embora não haja relatos de mortes ou problemas associados às vacinas, pais e mães por todo o país exigiram uma ação do governo. A indignação resultou em uma onda de críticas online – algo incomum na China. Nesta segunda-feira, uma hashtag sobre o escândalo recebeu dezenas de milhares de visualizações no Weibo, uma popular rede social do país.

Trata-se do terceiro escândalo envolvendo a produção de vacinas na China desde 2010. No mais recente, ocorrido em outubro do ano passado, a mesma empresa foi condenada a interromper a produção de uma vacina combinada para a difteria, coqueluche e tétano, cujo lote foi posteriormente apontado como defeituoso.

Segundo noticiou o New York Times, o escândalo atual mina os esforços do presidente chinês, Xi Jinping, para restaurar a confiança no setor farmacêutico da China, num momento que o país luta para se tornar um líder na produção de medicamentos.New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação