EUA PIB

Trump celebra "assombroso" crescimento de 4,1% do PIB no segundo trimestre


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou nesta sexta-feira o "assombroso " crescimento econômico de 4,1% anual alcançado nos EUA no segundo trimestre, o maior em quatro anos, e afirmou que será "muito maior" no futuro.

"À medida que os acordos comerciais são alcançados um por um, vamos lidar com números maiores, e estes são assombrosos", afirmou Trump em um comparecimento na Casa Branca após a divulgação da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano.

O líder ressaltou que os "EUA estão sendo respeitados e estão ganhando novamente porque finalmente o país está voltando ao primeiro lugar".

"Somos a inveja econômica de todo o mundo", acrescentou.

Trump compareceu acompanhado pelo assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, e pelo diretor do Conselho de Assessores Econômicos, Kevin Hassett, que defenderam que este ritmo econômico é "sustentado".

A economia americana acelerou a um ritmo anual de 4,1% no segundo trimestre de 2018, a maior taxa desde 2014, informou hoje o Governo, depois de registrar um aumento de 2,2% no primeiro trimestre.

Este aumento se deveu em grande parte à despesa dos consumidores, que nos EUA representa quase dois terços da atividade econômica, e que cresceu a uma taxa anualizada de 4%.

Este primeiro cálculo do segundo trimestre sobre a promessa de Trump de levar o crescimento a uma taxa anual de 3%, impulsionado por um enorme plano de estímulo fiscal aprovado em dezembro que inclui notáveis cortes de impostos para as empresas e, em menor medida, aos trabalhadores.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação