REUNIÃO DE EMERGENTES

10ª Cúpula dos Brics tem início em Joanesburgo

Abertura de um fórum econômico deu início à conferência (Foto: Twitter/BRICS_10)

Líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estão reunidos em Joanesburgo, África do Sul, para a 10ª Cúpulas dos Brics. A conferência teve início nesta quarta-feira, 25, com a abertura de um fórum econômico que reuniu mais de mil representantes provenientes de países do grupo.

Participam da cúpula os presidentes Michel Temer, do Brasil, Cyril Ramaphosa, da África do Sul, Xi Jinping, da China, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará neste dia, mas confirmou presença na próxima quinta-feira, 26. Todos os líderes farão um discurso nesta quarta-feira.

Dentre os pontos a serem debatidos no encontro está a defesa de organismos multilaterais, o que está previsto para ser destacado na declaração final da cúpula. Os países têm preocupação em particular com a defesa da Organização Mundial do Comércio (OMC), por conta da guerra comercial travada pelos Estados Unidos.

Em seu discurso de abertura no fórum econômico, o ministro do Comércio e Indústria sul-africano, Rob Davies, destacou que a economia dos Brics, que representam 43% da população mundial, saltou de 12% para 26% na última década.

“Não é um segredo que vivemos tempos de turbulências [no panorama internacional]. É um momento de crise para o sistema de comércio. Temos de aprofundar e fortalecer a colaboração em nossos países”, disse o ministro.

O governo da África do Sul convidou vários países do continente africano a participar da reunião do fórum, como forma de se conectar com as potências do grupo. Haverá também a iniciativa “Brics Plus”, que também contará com representantes de países convidados, entre eles, a Argentina.CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação