ESTREITANDO LAÇOS

O estratégico tour de Xi Jinping pela África

Xi Jinping busca acordos bilaterais no 2º continente mais populoso do mundo (Foto: Xinhua)

O presidente chinês Xi Jinping está em meio a um tour pela África que tem como objetivo estreitar relações diplomáticas, militares e econômicas com parceiros da região.

A viagem de Xi em busca de acordos bilaterais no segundo continente mais populoso do mundo – atrás apenas da Ásia – ocorre em pleno momento que o maior rival econômico da China, os Estados Unidos, se engajam numa amarga guerra comercial e demonstram pouco interesse na região.

A China é a maior parceira comercial do continente africano e nos últimos anos vêm incentivando o livre-comércio na região. Exemplo disso é a Zona Internacional de Livre-Comércio de Djibouti (DIFTZ), inaugurada no dia 5 deste mês. Abrangendo 4,8 mil hectares, a zona é parte da iniciativa chinesa “Um cinturão, uma rota”, o projeto chinês de investimento em infraestrutura, como ferrovias, portos e redes de energia elétrica na Ásia, África e Europa.

A China também suplantou os EUA na venda de armamentos para a região e, recentemente, o país recebeu 50 representantes do setor de Defesa provenientes de países africanos para o primeiro Fórum de Defesa e segurança China – África, realizado em Pequim, entre os dias 26 de junho e 10 de julho.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação