PLANO ESTRATÉGICO

A estratégia da Austrália para se aproximar da Índia

O relatório cita inúmeros setores, como saúde, educação e turismo (Foto: Wikimedia)

Em 2060, a Índia deverá ser a maior economia do mundo. Com certeza, será o país mais populoso. Se as previsões se confirmarem, o que os australianos poderiam ter feito para construir uma parceria econômica com essa superpotência no início do século XXI? Essa cooperação teria sido benéfica para os dois países?

Antecipando-se a essas perguntas, o governo australiano divulgou o relatório An India Economic Strategic to 2035 na segunda quinzena de julho, em Brisbane. Escrito pelo reitor da Universidade de Queensland, Peter Varghese, o documento aborda essas questões e delineia uma estratégia de cooperação mais abrangente entre a Austrália e a Índia.

O relatório cita inúmeros setores, como saúde, educação e turismo, em que a Austrália tem uma vantagem comparativa e que podem estimular essa cooperação. O documento também se refere a dez estados indianos que oferecem melhores oportunidades de colaboração, com base em sua situação econômica, compromisso com a reforma social, política e econômica, e importância para os setores em que a Austrália tem vantagens competitivas.

A Austrália tem um plano ambicioso para transformar a Índia em um dos três principais mercados de exportação da Austrália até 2035. Em uma visão macro, a Índia será “o terceiro maior país da Ásia na área de investimento externo da Austrália” e um “dos principais parceiros estratégicos do país”.

A estratégia de cooperação com a Índia destaca dois pontos importantes a serem abordados. Em primeiro lugar, os indianos que vivem na Austrália são, em geral, profissionais altamente qualificados, que podem impulsionar o crescimento econômico do país e colaborar para uma melhor integração com a Índia. O Vale do Silício, nos EUA, e o Canadá são exemplos bem-sucedidos da contratação de indianos nas áreas de TI, biotecnologia e em programas de desenvolvimento estratégico.

Como segundo ponto, a Austrália precisa aprofundar seu conhecimento sobre a política, os costumes, a cultura e a arte da Índia para que a cooperação tenha um impacto mais coeso e duradouro.

Segundo Varghese, não há comparação entre a Índia e a China, uma grande parceira comercial da Austrália nos últimos anos. “A Índia não é a próxima China”, escreveu. “A cooperação econômica com a Índia insere-se em um contexto bem diferente”, acrescentou.Quartz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação