Ex- presidente: "Lula x Mussolini"

Fernando Henrique Cardoso criticou o presidente Lula nesta terça-feira (14)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acusou nesta terça-feira (14) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de querer "massacrar" a oposição. "Eliminar, liquidar, ele [Lula] quer o poder total. É autoritarismo isso, não tem outra palavra. (...) O presidente da República não pode fazer isso", afirmou FHC.

O presidente sugeriu que a oposição poderia entrar na Justiça contra o presidente. "Caberia até uma consulta ao STF (Supremo Tribunal Federal) (..) Isso é abuso de poder político", declarou, antes de citar o ex-ditador da Itália Benito Mussolini (1922-1945). “Não estou dizendo que seja a mesma coisa, mas Mussolini tinha a unanimidade. E faltou quem o o freasse”.

A fala faz referência às recentes declarações de Lula que, em comício no Estado de Santa Catarina ao lado da presidenciável Dilma Rousseff (PT), defendeu "extirpar da política brasileira" o DEM, partido aliado de José Serra, candidato do PSDB ao Palácio do Planalto.

Fernando Henrique concedeu entrevista ao vivo para o site da Rede Mobiliza, movimento ligado à militância tucana, a partir da sede do Instituto FHC, em São Paulo.

Foi para essa mesma página que, meses atrás, o vice de Serra, Indio da Costa (DEM), acusou o PT de manter ligações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico.

O ex-presidente também falou das dificuldades da campanha de seu candidato, que hoje ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, e o discurso dos principais protagonistas da disputa eleitoral.

"[Serra] fala de maneira mais sofisticada, [Lula] de maneira mais rastaquera. De alguma maneira o presidente Lula é um arengador", afirmou. "O serra é um professor (...) Eu não posso falar da Dilma porque eu só a ouço agora, na campanha. Eu não sei se ela tem estilo, talvez não tenha nenhum, mas ela vai ter de aprender", disse FHC.

Por Diego Salmen - São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação