Tecnologia.

Em até 18 meses, residências poderão ter medidor eletrônico de energia

SÃO PAULO - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abrirá consulta pública, da próxima sexta (1) até 17 de dezembro, para discutir o modelo de medidor eletrônico inteligente que será instalado nas residências e estabelecimentos comerciais e industriais atendidos em baixa tensão. Também está prevista a realização de audiência pública em 9 de dezembro.

A proposta é que as distribuidoras passem a utilizar o novo sistema de medição em novas ligações ou substituição do sistema existente em um prazo de até 18 meses, a partir da publicação da resolução que vier a ser aprovada pela diretoria colegiada da Aneel.

O novo medidor deve informar a tarifa por horário consumido e permitir a comunicação remota entre consumidor e distribuidora para verificação do consumo, suspensão do fornecimento e religação do serviço. Além disso, o aparelho permitirá que o consumidor visualize a quantidade de energia consumida e as informações sobre continuidade do fornecimento.

Os consumidores atendidos com os novos medidores deverão ser informados sobre as novas funcionalidades dos aparelhos.

Substituição

A Aneel estuda substituir todos os 63 milhões de medidores no longo prazo. Para isso, fará regulamentações paralelas que permitam a cobrança de tarifas diferenciadas por horário de consumo. Dessa forma, o consumidor poderá administrar seu consumo.

De acordo com a Aneel, no fututo, o sistema de medição inteligente possibilitará o registro da energia gerada por unidades consumidoras residenciais por meio de painéis solares e microturbinas eólicas, por exemplo.

Sugestões

Contribuições à proposta podem ser enviadas para o e-mail ap043_2010@aneel.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação