Vale tudo....Presidenciaveis

Vantagem de Dilma sobre demais candidatos cai, aponta Datafolha

SÃO PAULO (Reuters) - A vantagem da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, sobre os demais candidatos caiu de 12 pontos para 7 pontos percentuais, mostrou nova pesquisa do Datafolha na quarta-feira, mas ela ainda seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Segundo o levantamento divulgado pela TV Globo e pelo site do jornal Folha de S.Paulo, Dilma oscilou 2 pontos para baixo em relação à pesquisa da semana passada, para 49 por cento.

José Serra (PSDB) oscilou 1 ponto para cima, indo para 28 por cento. Marina Silva (PV) teve uma variação positiva de 2 pontos, e passou para 13 por cento.

Todas as variações estão dentro da margem de erro da pesquisa de 2 pontos percentuais. A soma das intenções de votos dos demais presidenciáveis equivale a 1 por cento.

A queda na vantagem da petista sobre a soma dos adversários aumenta as chances de a eleição ir para um segundo turno.
Caso ocorra uma segunda rodada de votação, Dilma venceria Serra por 55 a 38 por cento. Há uma semana, a vantagem também era maior: 57 a 35 por cento.
Este foi o primeiro levantamento após a queda de Erenice Guerra da chefia da Casa Civil por conta de denúncias publicadas na imprensa sobre um suposto esquema de lobby comandado por seu filho Israel.

Essas denúncias formaram o segundo grande escândalo da atual campanha eleitoral. Antes disso houve as notícias sobre a quebra de sigilos fiscais de pessoas ligadas a Serra, incluindo sua filha Verônica.

Ainda que dentro da margem de erro, a pesquisa mostrou mudanças que não ocorriam há algum tempo. Esta foi a primeira oscilação negativa de Dilma e a primeira positiva de Serra desde julho. E Marina registrou sua melhor marca até agora na disputa.
Considerando-se apenas os votos válidos (excluindo brancos e nulos), o Datafolha mostra a petista com 54 por cento, o tucano com 31 por cento e Marina com 14 por cento. Uma semana antes, Dilma tinha 57 por cento e Serra 30 por cento.

Nas regiões, as variações também foram pequenas. Elas só ficaram fora da margem de erro em dois casos: Dilma caiu de 49 para 46 por cento das intenções de voto no Norte/Centro-Oeste; e Marina subiu na mesma região de 13 para 16 por cento.
Dilma só teve oscilação positiva no Sul, apresentando variações negativas nas demais regiões. Já Serra e Marina tiveram variações positivas em todas regiões.
A pesquisa foi realizada entre terça e esta quarta-feira com 12.294 entrevistados, em 444 municípios.
(Por Alexandre Caverni e Hugo Bachega)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação