Na Cidade Universitária

Texto completo disponivel em

www.jacareparadovirabolsa.blogspot.com

Programa de Monitoria na UFPA e o PPP de Ciencias Sociais

Para quem não sabe a UFPA deu um passo na qualificação do ensino de graduação ao recriar a partir da Pro Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG o Programa de Bolsas de Monitoria.
A Monitoria é uma atividade de ensino e de aprendizagem, vinculada às necessidades de formação acadêmica do aluno e oferecida em uma disciplina ou a partir de um projeto voltado para o fortalecimento do ensino e a qualificação do exercício pedagógico, oportunizando aos monitores orientação e aprofundamento da aprendizagem no que se refere aos conteúdos das disciplinas monitoradas, e das áreas afins, bem como à interação com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
A maior vantagem é que estruturou-se um Programa na UFPA com 100 bolsas iniciais, o que representa um grande avanço porque saímos da concepção voluntarista de que o estudante que quer qualificar-se deve ser voluntario em tudo.
Na UFPA os professores deveriam fazer propostas, a exemplo do que é o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica), e enviar para a avaliação da PROEG. Contudo, segundo o edital somente os cursos que estivessem com seus Projetos Politico Pedagógicos atualizados poderiam submeter propostas. Segundo o site da PROEG todos os cursos no IFCH, a excessao Ciências Sociais, estão com seus PPP atualizados.
Isto desmente de uma vez por todas versões levianas de que o PPP de Ciências Sociais existe, e confirma o abandono do curso, por diversas direções que tem passado pela Faculdade de Ciências Sociais.
E novamente os maiores prejudicados são os alunos de Ciências Sociais que perdem oportunidades de qualificação e assistência estudantil. Parece que a direção que segue é do Exercito de Brancaleoni, com um cavaleiro atrapalhado, que lidera um exercito esfarrapado. Quem esta perdendo a guerra são os estudantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação