A hora do povo....o nobre eleitor.

Neste final de semana (11 e 12 de setembro), diversos cartórios eleitorais trabalharão em regime de plantão para que eleitores que ainda não tiraram a segunda via do título de eleitor possam regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Quem perdeu ou teve seu título extraviado, mesmo os que obtiveram o documento este ano, pode solicitá-lo em qualquer cartório eleitoral.

Em Pernambuco e no Pará, uma parceria feita entre os cartórios eleitorais e as secretarias de Segurança Pública permitirá que os eleitores tirem também a segunda via dos documentos de identificação.

De acordo com a Justiça Eleitoral, para tirar a segunda via ou para a reimpressão do título de eleitor, é preciso apresentar um documento oficial com foto. O prazo vai até dia 23 de setembro, 10 dias antes do primeiro turno.

Serão aceitos como documentos oficiais:

carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais);
certificado de reservista;
carteira de trabalho;
carteira nacional de habilitação, com foto;
passaporte.
Vale lembrar que certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas.

Esta é a primeira eleição desde que a Lei 12.034/2009 mudou as exigências para votar. Antes, era permitido votar com apenas um dos documentos, o título de eleitor ou o documento de identificação. Agora, é obrigatório apresentar o título e mais um documento com foto.

Confira os horários dos plantões em cada Estado:

Na região Sudeste, o mutirão contará com a participação de São Paulo, das 12h às 18h; Espírito Santo, das 8h às 12h; Minas Gerais, das 12h às 19h; e Rio de Janeiro das 11h ás 19h na capital, e a critério de cada zona eleitoral no resto do estado.

No Nordeste, os cartórios eleitorais de Pernambuco atenderão das 8h às 19h. Nos demais Estados os atendimentos serão feitos das 7h às 19h no Piauí; das 8h às 17h no Ceará; na Bahia, das 8h às 13h em Salvador e nos demais municípios o horário fica a critério do juiz eleitoral; das 8h às 19h no Maranhão; das 8h às 14h na Paraíba; das 8h às 18h em Sergipe, na capital, e de 8h às 14h no interior; e das 9h às 13h em Alagoas. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte ainda não confirmou o horário do plantão.

Na região Norte, os cartórios do Acre, Roraima e Rondônia estarão de plantão das 8h às 18h; no Amazonas das 9h às 13h; no Amapá das 9h às 14h; e no Tocantins das 13h às 19h. No Pará, o eleitor poderá pedir a segunda via do título das 8h às 15h.

No Centro-Oeste, os cartórios de Mato Grosso funcionarão das 13h às 18h. Em Goiás o plantão está a critério de cada zona eleitoral, e no Distrito Federal, o plantão foi marcado para os dias 18 e 19 de setembro.

No Sul, participam do mutirão os cartórios eleitorais do Paraná, de 13h às 17h, e Rio Grande do Sul, das 12h às 19h.

folha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação