Um terrorista que veio para ficar.....

Itália pede ao Brasil que caso Battisti seja decidido antes do fim do governo

DA ANSA, EM ROMA

O chanceler italiano, Franco Frattini, fez neste sábado um pedido ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o caso do ex-ativista Cesare Battisti, atualmente na penitenciária da Papuda, em Brasília, seja decidido antes do término do mandato.

"Pediremos às autoridades brasileiras que, antes do fim de seu mandato, o presidente Lula aplique o tratado de extradição em vigor entre Itália e Brasil para o terrorista Cesare Battisti", afirmou Frattini, ao participar de um debate promovido pelo partido PDL (Povo da Liberdade, governista), em Roma.

Segundo ele, a aplicação do tratado "seria um ato de respeito ao direito, à Itália, à União Europeia e a uma lei que o Brasil deve respeitar".

O envio do italiano ao seu país, onde é condenado à prisão perpétua por quatro homicídios cometidos na década de 1970, "não é um apelo à clemência, mas um chamado à aplicação das leis. Por ora, nos limitamos a pedir isso", enfatizou o chefe da diplomacia italiana.

Frattini retomou o tema durante a apresentação do livro "Gli amici del terrorista. Chi protegge Cesare Battisi" (2010), de Giuseppe Cruciani. A obra retrata como o caso tornou-se emblemático e fala da "incapacidade da Itália de acertar as contas com o passado".

No mesmo evento, o ministro para as Políticas Europeias, Andrea Ronchi, classificou o caso como "um fracasso" para a União Europeia. Para ele, Battisti "testemunha a loucura que atingiu a Itália nos anos 70 e 80".

Condenado à revelia na Itália, Battisti foi detido no Brasil em 2007 e obteve em 2009 o status de refugiado político, concedido pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro.

No último ano, o caso foi analisado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que se pronunciou a favor da extradição do ex-militante de esquerda, como requere o Estado italiano. O STF decidiu ainda que caberia a Lula a decisão final. O presidente, que ainda não anunciou sua posição, encerra seu governo em 1º de janeiro.

folha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação