Saúde.

Homens são mais propensos a terem problemas de memória, indica estudo



Um novo estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, indica que transtornos cognitivos leves - incluindo perda de memória e problemas de raciocínio, linguagem e julgamento - são mais comuns entre os homens. E, de acordo com os pesquisadores, esses sintomas são frequentemente considerados um estágio intermediário entre o declínio cognitivo que ocorre normalmente com o envelhecimento e a demência, incluindo doença de Alzheimer.

Avaliando mais de 2 mil pessoas com mais de 70 anos, os pesquisadores descobriram que os homens são 1,5 vezes mais propensos que as mulheres a terem problemas cognitivos leves. “A descoberta de que a frequência de transtorno cognitivo leve é maior em homens foi inesperada, visto que a frequência de doença de Alzheimer é maior nas mulheres”, destacaram os autores na edição mais recente da revista médica Neurology.

De acordo com os autores, com o envelhecimento da população de diversos países, esses dados podem ter grande impacto para a saúde pública e para os indivíduos e sua família. “Se considerarmos a prevalência de 16% de transtorno cognitivo leve em pessoas sem demência, seguido do acréscimo de 10% a 11% de indivíduos que já têm demência ou doença de Alzheimer, vemos que 25% ou mais da população com 70 anos ou mais idade tem demência ou está em risco de desenvolver demência em um futuro próximo”, escreveram os especialistas. “A necessidade de diagnóstico e intervenções terapêuticas precoces é cada vez mais importante”, concluíram os pesquisadores.




Escrito por Leandro Perché

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação