O ultimo apaga a luz.....

Do blog da reporte Rita soares


A respeito das deserções

Primeiro foi o PDT de Givanni Queiroz que ameaçou deixar a coligação Acelera Pará. Depois, o PSC de Zequinha Marinho e, agora, parte do PR do vice Anivaldo Vale desembarca de mala e cuia na campanha do tucano Simão Jatene como informou ontem o blog Espaço Aberto.
Há os que atribuem esses atritos a erros ao longo da jornada.

Minha opinião é de que essas deserções são fruto de problemas surgidos desde o momento da partida. As coligações não têm sido feitas a partir de projetos (como os políticos gostam de ressaltar). Têm como base negociações meramente fisiológicas.

À medida em que a campanha vai avançando e com o risco de muitos candidatos a eleição proporcional perderem vaga para os próprios aliados, começa o salva-se quem puder. O resultado são as fissuras na coalizão. E em caso de vitória, as tensões não serão amenizadas, pelo contrário. A partilha do governo promete muitas histórias.

Não por acaso lembrei de uma frase do sempre infalível Maquiavel ao falar das dificuldades do príncipe após a conquista de um novo principado.

“Terás como inimigos todos que lesaste, ao ocupares este principado, e tampouco, poderás consolidar a amizade daqueles que abriram-te o caminho pela impossibilidade de recompensá-los do modo que esperavam sê-lo”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação