Efeito Lula ...Lá!


José Graziano da Silva (à esquerda) e Franz Fischler, da Aústria, que também era candidato ao cargo

José Graziano da Silva é o novo diretor geral da FAO

Roma, 26 Jun 2011 (AFP) -A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), elegeu neste domingo em Roma como seu novo diretor geral o brasileiro José Graziano da Silva, que será assim o primeiro latino-americano a presidir a instituição encarregada de combater a fome no mundo.

O brasileiro, que obteve 92 votos, recebeu o apoio da Indonésia e dos chamados "países não-alinhados" do G-77, entre eles, boa parte da África.

O ministro-chave do governo Lula derrotou por quatro votos o ex-ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Angel Moratinos, em uma votação muito apertada entre dois candidatos de grande carisma e capacidade.

O brasileiro, ex-coordenador "Fome Zero", era um dos grandes favoritos para suceder o senegalês Jacques Diouf, que ocupou o cargo de diretor geral da FAO durante 17 anos.

Nascido em 17 novembro de 1949, José Graziano ocupa o posto de representante regional e vice-diretor da FAO desde março de 2006.

Durante sua permanência na FAO o brasileiro conseguiu que os países de América Latina e Caribe fossem os primeiros em nível mundial a assumir o compromisso de erradicar a fome antes de 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação