Governo amplia faixa etária para doação de sangue


A partir de agora, jovens de 16 e 17 anos e os que tem até 68 anos também podem ser doadores

Um novo regulamento técnico do Ministério da Saúde determinou a ampliação da faixa etária para doação de sangue no Brasil. A partir de agora, jovens de 16 e 17 anos e os que tem até 68 anos também podem ser doadores.

Antes só era permitido que pessoas com idades entre 18 e 65 anos doassem sangue. Os novos critérios para a doação foram publicados nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial da União, data em que foi celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue.

Mais doadores
A expectativa do governo é de que o novo regulamento incentive cerca de 14 milhões de brasileiros a serem doadores. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou também que a portaria 1.353, que estabelece novos critérios para a doação de sangue no país, “reforça as medidas de proteção a quem vai doar, que será bem tratado e acolhido, e estabelece um programa de controle de qualidade dentro dos hemocentros”.

Ainda de acordo com as novas regras, a orientação sexual não deve ser um critério para a seleção de doadores. Já os jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis para serem doadores.

O volume de sangue coletado atualmente no Brasil é de 3,5 milhões de bolsas por ano. Embora essa quantidade seja considerada suficiente, o governo brasileiro quer atingir os padrões recomendados pela OMS de cerca de 5,7 milhões de bolsas por ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação