Meio Ambiente....Ecologia


Novo selo poderá ser usado nos carros fabricados em 2012 (Reprodução/internet)

Carros terão selo para classificar níveis de consumo e emissão de poluentes

Sob o discurso do ecologicamente correto, o governo decidiu que a indústria automotiva deverá adotar um selo que classifica os veículos com base em sua emissão de poluentes e em seu consumo de combustível. A expectativa é que o selo possa ser usado nos modelos 2012.


A medida faz parte de uma estratégia para melhorar a qualidade dos carros e incentivar as montadoras instaladas no Brasil a investir em tecnologias menos poluentes e mais eficientes.

Na avaliação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, o momento é ideal para o país discutir a fabricação de veículos híbridos, que, com a possibilidade de serem movidos por eletricidade, poluem menos e reduzem a dependência do mercado doméstico de etanol e gasolina.

“A discussão sobre novas tecnologias para o setor automotivo continua forte no mundo. Esse processo e a crise do etanol tornaram importante recolocar o assunto na mesa”, afirmou.

O selo combina dois outros que já existem no mercado: a nota verde dada pelo Ibama em relação ao nível de emissão de poluentes; e o indicador de eficiência energética do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. No entanto, a obrigatoriedade não será imediata.

Outra forma de melhorar a qualidade dos carros brasileiros virá por meio de incentivos fiscais. Na Política de Desenvolvimento da Competitividade (PDC), que será anunciada nos próximos meses, o governo vai definir uma regra pela qual a produção de veículos com maior conteúdo nacional dará direito a créditos tributários. Essa é a mesma linha que já vem sendo utilizada pelo governo nos incentivos para produtos eletroeletrônicos, como tablets.Fonte:(O Globo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação