Meio Ambiente...Queima de Petróleo e Carvão


Mundo acelera queima de petróleo e carvão

Desde 1973 o consumo mundial de energia não aumentava tanto, em termos percentuais, como no ano passado. De acordo com um relatório anual sobre energia da British Petroleum (BP), publicado nesta quarta-feira, 8, o consumo de energia em 2010 cresceu 5,6% em relação ao ano anterior. Isso se deve em parte à recuperação econômica.

O forte crescimento foi observado em todas as regiões e em quase todas as formas de energia. O consumo de petróleo aumentou 3,1%. Já o de carvão subiu 7,6%, crescendo mais rápido do que em qualquer período desde 2003. O consumo de gás aumentou 7,4%, o maior crescimento anual desde 1984.

Fontes renováveis
As fontes renováveis também tiveram um crescimento impressionante. Ainda assim, sem contar as hidrelétricas, elas representam apenas 1,3% do consumo global de energia — 1,8% ao incluir os biocombustíveis.

Uma mudança a observar é que, enquanto a participação do petróleo no mercado mundial de energia primária vem diminuindo a cada ano ao longo da última década, a participação do carvão aumentou quatro pontos percentuais desde 2000.

China: maior consumidor de energia do planeta
A principal razão para isso é a China. O consumo de energia da China em relação ao total global aumentou de 11% em 2000 para 20,3% em 2010, tornando-se pela primeira vez o maior consumidor de energia do planeta, de acordo com dados da BP (outras análises já apontaram a China no primeiro lugar anos antes).

De acordo com a BP, as emissões mundiais de dióxido de carbono aumentaram ainda mais rápido do que o consumo de energia, subindo 5,8% no ano passado. Trata-se do crescimento mais rápido desde 1969.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação