Um relacionamento duradouro acaba com o amor romântico?


E agora!!!!

Por Cibele Fabichak


Muitos acreditam que o amor romântico é a mesma coisa que o amor apaixonado, ou a paixão. Mas não é! O amor romântico tem a intensidade, o compromisso e a química sexual que o amor apaixonado possui, mas sem o componente obsessivo. O amor apaixonado ou obsessivo tem na sua fórmula sentimentos de incerteza, insegurança, dúvida e ansiedade.

Quem nunca sentiu aquele "friozinho" na barriga, misto de medo e excitação nos primeiros encontros? Pois é, a paixão é frequentemente a "largada do amor", um começo que aproxima as pessoas e ajuda a direcionar e impulsionar os relacionamentos de curta duração, mas não os de longa duração.

Lembremos que os apaixonados pensam obsessivamente no amado, fenômeno conhecido como "pensamento intrusivo". Muitos dos apaixonados disseram numa pesquisa pioneira feita pela antropóloga Helen Fisher que ficam pensando em seu "objeto de amor" mais de 85% de suas horas enquanto estão acordados. Aparentemente a serotonina cerebral parece ser a responsável por comportamentos obsessivo-compulsivos, como é o caso do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e até dessa característica do início da paixão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação