Entenda o que são transtornos alimentares



Dietas malucas, obsessão com o corpo, perda rápida de peso. Quem acha que essas características são apenas coisas que fazem parte da adolescência e juventude, deve ficar atento. Esses sinais podem ser indícios, na realidade, de transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia.

Em um mundo onde a preocupação com o corpo perfeito e a cobrança da sociedade são grandes, doenças como essa costumam atingir frequentemente mulheres entre 15 e 25 anos e são caracterizadas pela preocupação excessiva e obsessiva com o peso e a alimentação.

De acordo com a psicóloga da saúde Carolina Todesco, essas doenças não aparecem por acaso. “Esses transtornos alimentares costumam surgir depois de mudanças bruscas que o individuo passa na sua vida, como inicio da faculdade, morar longe de casa, casamento, perdas significativas, entre outros”, indica.

É importante, entretanto, não confundir anorexia nervosa com bulimia, dois tipos de transtornos diferentes. A nutricionista Camila Leonel Abreu explica a diferença entre as duas patologias.

“O comportamento anoréxico tem como principais sintomas a perda acentuada de massa muscular e de gordura corporal e a redução do consumo alimentar, especialmente dos grupos considerados ‘proibidos’ ou ‘engordantes’. A principal característica é a perda ou recusa em manter o peso dentro da faixa normal para a idade”, explica.

“Já na bulimia nervosa, alterações do estado nutricional são pouco evidentes. Os bulímicos geralmente apresentam peso normal ou até mesmo um discreto excesso de peso. A principal característica é a presença de episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos de mecanismos compensatórios para tentar neutralizar o consumo energético, como o vômito”. . (eBand)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação